Hoje na História

No dia 25 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data.
Nasce Felipe Massa, piloto de Fórmula 1

No dia 25 de abril de 1981 nascia, em São Paulo, Felipe Massa, piloto brasileiro, vice-campeão de Fórmula 1 em 2008 e que atualmente corre pela equipe Ferrari. Massa começou sua carreira no kart, quando tinha apenas oito anos de idade. Depois, passou pela Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Em 2002, estreou na Fórmula 1 pela Sauber. Com todas as vagas preenchidas para o campeonato de 2003, tornou-se piloto de testes da Ferrari. No ano seguinte, foi titular na equipe da Sauber, onde ficou até 2005. Quando Rubens Barrichello saiu da Ferrari, Massa entrou em seu lugar, tornando-se companheiro de Michael Schumacher. No ano de estreia pela Ferrari, em 2006, Massa ganhou, na Turquia, seu primeiro GP de Fórmula 1, conquistando ainda o terceiro lugar no campeonato. No mesmo ano, ganhou o GP do Brasil, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer em Interlagos desde Ayrton Senna, em 1993. Com a saída de Shumacher, Massa teve chances de brigar pelo título do Mundial de 2007, mas enfrentou alguns problemas neste ano e terminou em quarto lugar. Em 2008, venceu na França e assumiu pela primeira vez a liderança do campeonato. Ele também foi o primeiro brasileiro a conseguir tal feito após Ayrton Senna, em 1993. Contudo, neste ano, ficou com a vice-liderança ao final da temporada, perdendo o título por um ponto para Lewis Hamilton, na última corrida do ano, justamente no GP do Brasil. No ano seguinte, Massa sofreu um acidente que causou muita preocupação. Durante o treino classificatório na Hungria, ele foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Barrichelo. Massa ficou nove dias internado nos hospital em Budapeste e depois, na sua volta ao Brasil, passou por mais uma série de exames em São Paulo. Ele só retornou às pistas em setembro, quando pilotou um kart na Granja Viana, em São Paulo. Seu retorno à Fórmula 1 após o acidente aconteceu no GP do Bahrein, em março de 2010, onde conquistou o segundo lugar. Na corrida seguinte, na Austrália, chegou em em terceiro. Massa alcançou a liderança do mundial após sétima colocação na Malásia. Contudo, após essa boa fase, ele amargou uma série de maus resultados e se envolveu em polêmicas com Fernando Alonso.
Sucessão ao trono da Espanha deflagra a Batalha de Almansa

A batalha de Almansa aconteceu em 25 de abril de 1707 nas proximidades do porto de Albacete (Espanha). A batalha ocorreu entre os partidários do rei Felipe V de Bourbon e os seguidores do Arquiduque Carlos da Áustria. Os primeiros, ou tropas bourbônicas, foram comandados pelo duque de Berwick, e os segundos, o austracistas, foram dirigidos pelos generais Galway e Das Minas. Esta batalha foi inserida no âmbito da Guerra de Sucessão ao trono da Espanha, produzida após a vaga que deixou a morte do rei Carlos II, o Enfeitiçado. A falta de um herdeiro direto ao trono da Espanha levantou as ambições dos monarcas europeus. O testamento régio outorgava o trono a Felipe de Anjou, neto do poderoso monarca francês Luís XIV. No exterior, países como Holanda, Inglaterra e Portugal viram com maus olhos este aumento de poder indireto do monarca francês e desataram os trovões da guerra contra Luís XIV e seu neto Felipe de Anjou. No interior, rapidamente a correlação de forças mudou bruscamente e foram criados dois grupos claramente definidos e enfrentados. Uns apoiaram o Arquiduque Carlos, alegando direitos dinásticos e, outros, o monarca bourbon Felipe V.
Violeta Chamorro se torna a primeira presidenta eleita nas Américas

Neste dia, em 1990, Violeta Chamorro se tornou a presidenta da Nicarágua. Ela foi a primeira mulher eleita para o cargo por meio de uma eleição no continente americano, a segunda no hemisfério ocidental e a quinta no mundo. Chamorro recebeu o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, e a Casa Branca insistiu que o embargo à Nicarágua continuaria se ela não fosse eleita. Graças à sua imagem de heroína, mãe e mártir, e ao apoio dos Estados Unidos, além do desejo dos nicaraguenses de ver terminada a guerra civil que durou 11 anos, Chamorro venceu Daniel Ortega e assumiu a presidência em 25 de abril de 1990. Seu governo é lembrado como precursor da paz e da reconciliação, colocando fim a uma longa década de guerra civil e devolvendo a estabilidade à Nicarágua.
Nasce Carlota Joaquina de Bourbon, princesa do Brasil

No dia 25 de abril de 1775 nascia em Aranjuez, na Espanha, Dona Carlota Joaquina Teresa Caetana de Bourbon e Bourbon, rainha consorte do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves, rainha consorte de Portugal por seu casamento com o Dom João VI e imperatriz do Brasil por alguns poucos dias. Carlota Joaquina ficou conhecida como a ?A Megera de Queluz?, por ter ficado isolada no Palácio de Queluz, em Portugal, após conspirar contra seu marido. Com apenas 10 anos de idade, ela teve seu casamento arranjado, no dia 8 de maio de 1785, com o infante português D. João Maria de Bragança, futuro Dom João VI. Ambos nunca tiveram uma relação harmoniosa por longo tempo, e Carlota Joaquina gostava de se intrometer na política e de impor suas vontades. Em 1807, quando Portugal foi invadido, o casal veio ao Brasil juntamente com D. Maria I. Os dois, no entanto, viviam em palácios separados, reunindo-se apenas quando obrigados, em ocasiões solenes. Enquanto ficou no Rio, entre 1808 e 1821, D. João VI governou o Império Português e Carlota Joaquina mostrou muito de sua conturbada personalidade. Com a revolução do Porto em 1820 e a morte de D. Maria I (em 1916), D. João VI, então rei, decidiu retornar para Portugal com a família real. Sentindo que sua morte estava próxima, D. João VI nomeou um conselho de regência para sua sucessão, presidido pela sua filha Isabel Maria de Bragança. Desta forma, Carlota Joaquina estava fora da linha sucessória, algo inédito já que sempre na história portuguesa a sucessão ficava com a rainha viúva enquanto houvesse menoridade ou ausência do herdeiro no país. No dia 10 de março de 1826, faleceu D. João VI. Afastada dos filhos e isolada, Carola Joaquina morreu alguns anos depois, no dia 8 de janeiro de 1830, no Palácio de Queluz, e está enterrada ao lado do marido, no mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. De seu casamento, com D. João VI nasceram nove filhos, dos quais três eram homens.
Emenda das Diretas Já é rejeitada em Brasília

No dia 25 de abril de 1984, era rejeitada em Brasília a emenda constitucional que previa a realização de eleições diretas para presidente no Brasil, após 20 anos de ditadura militar. A sessão foi muito tensa. As galerias da Câmara dos Deputados estavam cheias e milhões de brasileiros estavam na expectativa pela volta do direito de eleger o mandatário do país. Por apenas 22 votos, os deputados rejeitaram a proposta.
A Emenda Dante de Oliveira (batizada com o nome do deputado que a propôs) não atingiu os 320 votos necessários para que fosse enviada ao Senado. Foram 298 votos a favor, 65 contra, e três abstenções. O governo militar fez pressão para esvaziar a votação e 113 deputados não apareceram para a sessão.
Logo que foi apresentada, a emenda recebeu grande apoio popular. O primeiro comício em favor da eleição direta aconteceu no município pernambucano de Abreu e Lima, em março de 1983. Em abril de 1984, um milhão de participantes lotaram a Cinelândia, no Rio de janeiro. No dia 16 de abril, 1 milhão e 700 mil pessoas compareceram ao comício pró-Diretas no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Mesmo permanecendo indiretas, as eleições pelo colégio eleitoral consagraram o candidato da oposição, o civil Tancredo Neves, em 1985. O candidato apoiado pelos militares, Paulo Maluf, foi derrotado. Tancredo acabou não assumindo a presidência, pois adoeceu e morreu sem tomar posse. Seu vice, José Sarney, se tornou o presidente. Em 1989, cinco anos após a rejeição da emenda e um ano depois da promulgação da nova Constituinte, Fernando Collor de Mello foi eleito presidente com votos da população pela primeira vez depois do regime militar.
Criada a Bauhaus

A Staatliches Bauhaus (Casa da Construção Estatal) ou simplesmente Bauhaus, foi a escola de design, arte e arquitetura fundada em 25 de abril de 1919 pelo arquiteto alemão Walter Gropius, em Weimar (Alemanha) e fechada pelas autoridades prussianas (em mãos do partido nazista) no ano de 1933. O nome Bauhaus deriva da união das palavras em alemão Bau, "da construção" e Haus, "casa"; ironicamente, apesar de seu nome e do fato de seu fundador ter sido um arquiteto, a Bauhaus não teve um departamento de arquitetura nos primeiros anos de sua existência. A Bauhaus estabeleceu as bases normativas e padrões do que hoje se conhecem como design industrial e gráfico; pode-se dizer que antes da existência desta escola estas duas profissões não existiam, tal e como foram concebidas dentro de tal instituição. Sem dúvida, a escola estabeleceu os fundamentos acadêmicos sobre os quais se basearam, em grande medida, algumas das tendências mais predominantes da nova Arquitetura Moderna, incorporando uma nova estética que abrangeu todos os âmbitos da vida cotidiana: desde os elementos mais simples como uma cadeira, até os mais complexos.
Nasce Renée Zellweger, uma das melhores atrizes de sua geração

A atriz Renée Zellweger nasceu em 25 de abril de 1969, na cidade texana de Katy, nos Estados Unidos. Considerada uma das melhores atrizes de sua geração, ela foi indicada quatro vezes ao Oscar, conquistando dois prêmios. Durante sua carreira, ela estrelou sucessos como Chicago e se popularizou ao interpretar por três vezes a personagem Bridget Jones.
Filha de um pai natural dos Estados Unidos e uma mãe norueguesa, Renée não se interessava particularmente pela atuação enquanto crescia. Na escola, foi líder de torcida e jogava futebol, além de participar da equipe de debates. Após se formar no ensino médio, ela se matriculou na Universidade do Texas em Austin, onde se formou em 1992 como Bacharel em Literatura Inglesa.
Inicialmente interessada em seguir carreira no jornalismo, Renée se atraiu pela atuação após trabalhar brevemente em produções teatrais enquanto estava na faculdade. Enquanto ainda estava no Texas, ela apareceu em vários filmes independentes e de baixo orçamento. Após se mudar para Los Angeles, ela começou a conquistar papéis em filmes maiores, como Empire Records - Sexo, Rock e Confusão (1995), no qual contracenou com Liv Tyler.
Renée se tornou mais conhecida por meio de seu papel em Jerry Maguire (1996), estrelado por Tom Cruise. Depois de atuar em diversos filmes na década de 1990, em 2001, a atriz interpretou a personagem principal da comédia romântica O Diário de Bridget Jones, contracenando com Hugh Grant e Colin Firth. O filme se tornou um grande sucesso comercial, arrecadando US$ 281 milhões de dólares em todo o mundo. Em 2002, ela estrelou o musical Chicago, outro estrondoso sucesso de bilheteria.
Por sua atuação em Cold Mountain (2003), Renée foi premiada com o Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. No ano seguinte, ela reprisou seu papel mais popular em Bridget Jones: No Limite da Razão, que arrecadou US$ 262 milhões. Em 2010, após alguns anos atuando em filmes que não deram muita repercussão, ela resolveu dar uma pausa na carreira.
Após seis anos longe das telas, Renée fez seu retorno à carreira ao lado de Colin Firth e Patrick Dempsey na comédia romântica O Bebê de Bridget Jones (2016). O terceiro filme da franquia também foi um grande sucesso. Em 2019, ela interpretou Judy Garland no filme Judy, papel que lhe rendeu o seu segundo Oscar, dessa vez na categoria de Melhor Atriz.
Irrompe a Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos é o nome dado à revolta militar de 25 de abril de 1974 que provocou a queda em Portugal da ditadura de Antônio Oliveira Salazar, quem dominava o país desde 1926, a mais longeva da Europa. O fim deste regime, conhecido como Estado Novo, permitiu que as últimas colônias portuguesas conseguissem sua independência após uma longa guerra colonial contra a metrópole, e que Portugal mesmo se convertesse em um estado de direito democrático. As ações militares foram lideradas pelo comandante Salgueiro Maia, quem, à frente das forças da Escola Prática de Cavalaria, ocupou o Terreiro do Paço nas primeiras horas da manhã do dia 25. Posteriormente, o comandante Maia fez o cerco do quartel do Carmo, onde, com a renúncia do primeiro ministro português Marcelo Caetano, pôs-se fim ao regime salazarista.
