NO PARANÁ: A cada 48 minutos, um crime sexual é registrado

22/01/2025

Casos recentes chamam a atenção para o problema. Desde 2020, quase 54 mil crimes contra a dignidade sexual foram denunciados.

A cada dia, 30 crimes contra a dignidade sexual (categoria que inclui ocorrências como estupro, violação sexual mediante fraude, assédio sexual e exploração sexual) são registrados no Paraná, em média. 

As vítimas eram clientes com idades entre 16 e 18 anos que pegaram corrida com ele, que durante a viagem desviava da rota para levar as mulheres até locais isolados, onde os crimes era cometidos de forma violenta. Elas, inclusive, já reconheceram o suspeito e prestaram depoimento detalhando os crimes. 

Também na manhã de ontem, em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, um líder religioso foi preso preventivamente pela Polícia Civil. Segundo a delegada Emanuele Baggio, o suspeito, sob o pretexto de efetuar "trabalhos espirituais", abusava sexualmente de mulheres, fazendo-as crer que as relações sexuais seriam indispensáveis para alcançar uma "cura" ou "libertação sexual". Até o momento já foram identificadas quatro vítimas, entre elas três adolescentes. Mas as investigações continuam, para esclarecer as circunstâncias dos crimes por completo e apurar se o homem não fez mais vítimas.

Já durante a tarde de ontem, um caso de assédio sexual acabou paralisando um ônibus biarticulado no Terminal Cabral, em Curitiba. Segundo testemunhas, uma mulher de aproximadamente 40 anos teria sido assediada por um homem idoso no Ligeirão Norte/Sul, sentindo Terminal Santa Cândida. A vítima gritou no momento em que foi assediada e o motorista então paralisou o veículo ao chegar no terminal Cabral. O veículo permaneceu fechado até a chegada da polícia. Depois, tanto a vítima como o suspeito foram encaminhados até a Casa da Mulher Brasileira, onde foi dado encaminhamento ao caso.

Ocorrências em alta

Os dados oficiais, disponibilizados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), mostram que os crimes contra a dignidade sexual estão em alta no Paraná.

Em 2018, por exemplo, 8.757 ocorrências desse tipo haviam sido registradas no Paraná. E até 2022, apenas dois anos haviam tido mais de 10 mil casos ao longo de 12 meses. Foram os anos de 2019 e 2022, com 10.135 e 10.877, respectivamente.

Em 2023, no entanto, o recorde foi batido. Naquele ano, 12.703 crimes contra a dignidade sexual foram denunciados, com 7.290 estupros. Já em 2024, até novembro (último mês com dados disponíveis), 11.837 ocorrências foram anotadas, sendo 6.742 casos de estupro.

Leia mais: https://dicasparasites.webnode.com.br/dicas-webnode/bloquear%20bot%C3%A3o%20direito%20do%20mouse/